Beleza

12/02/2014 15h32

Para você sorrir à vontade!

Confira algumas dicas para manter a gengiva saudável

Por Nosso Bem Estar

BARSIK/ ISTOCKPHOTO/ NBE
Gengiva

Uma boca saudável dá um toque especial para a sua beleza

Para poder se sentir bem e sorrir a vontade, é fundamental manter uma boa saúde bucal. Uma boca saudável, além de melhorar a mastigação e consequentemente a digestão e absorção dos nutrientes, dá aquele toque especial à sua beleza! Mas o que muitas vezes esquecemos é que, para ter dentes bonitos, é preciso também dedicar alguns cuidados com a gengiva.

A principal causa de doenças da gengiva é a placa bacteriana. Aquela película que se forma na superfície dos dentes. Elas costumam acumular também pertinho da gengiva, causando problemas que vão desde a cárie até a gengivite ou periodontite. 

A placa é, na verdade, uma colônia de bactérias que decompõem os restos de alimentos. Elas transformam açúcares em ácidos que são capazes de corroer os dentes e a gengiva. E a melhor forma de prevenir esse incômodo é através da alimentação. Refrigerantes, açúcares e carboidratos devem ser evitados, principalmente se você não tem como escovar os dentes em seguida. Na hora da guloseima, prefira os doces que não seham aderentes e que fiquem na boca só enquanto está mastigando. 

Sinais da gengivite

- Sagramento e inflamação
- Mau hálito
- Mobilidade dos dentes
- Gengivas avermelhadas, inchadas ou descoladas
- Geralmente não causa dor

Sinais da periodontite

- Abalo da estrutura óssea
- Inflamação persistente
- Fragilidade e mobilidade dos dentes
- Bolsas de secreção
- Mau hálito
- Também não costuma causar dor

Com a correta higienização e uma alimentação correta todos esses problemas podem ser evitados. Recorra também a exames preventivos e faça visitas periódicas ao dentista (de preferência a cada seis meses).

Para manter uma boa saúde bucal, use fio dental diariamente e sempre escove os dentes após as refeições. Vale apostar também em bochechos com soluções à base de malva, que são antiinflamatórias, antibacterianas e adstringentes.

Receita de gel dental natural :)

Ingredientes:

Sálvia
Gengibre
Juá
Solução Própolis
Folhas de hortelã

Preparo:

Bata a sálvia, o gengibre e o juá no liquidificador (ou, melhor ainda, num processador). Desmanche as folhas de hortelã com um pilão e adicione para dar um aroma. Misture tudo à solução de própolis e está pronto!

Fique alerta!

O fluor presente na maioria dos cremes dentais industrializados – e até mesmo na nossa água encanada! - é prejudicial para a sua saúde. Ele interefere diretamente nas funções da glândula pineal, que é a nossa “antena”, que regula o ritmo biológico e o desenvolvimento de todas as habilidades mentais e intuitivas humanas. ;)

Fontes: Redação Nosso Bem Estar, Gel da Caverna Sagrada,De Bem Com a Vida - www.portaldebemcomavida.com.br, Beleza e Saúde - www.belezaesaude.com

X